de William Shakespeare
19 e 20 JANEIRO | 21H30
CASA DAS ARTES DE
V. N. DE FAMALICÃO
INFO E RESERVAS NO LOCAL E EM BOL.PT
Em Verona, duas famílias rivais, os Montéquio e os Capuleto, assistem ao enamoramento dos seus filhos. Apesar das disputas familiares, Romeu e Julieta encontram-se e apaixonam-se profundamente. Desafiam as convenções e o ódio que há décadas separa as suas famílias, casam secretamente, mas uma série de trágicos equívocos culmina na morte prematura de ambos, selando o seu amor como a grande história de paixão amaldiçoada.
Com uma linguagem contemporânea e uma estética visual ousada, ROMEU E JULIETA, explora temas intemporais como o amor, a violência, o ódio e a reconciliação. A intensidade da paixão entre os protagonistas, refletida em interpretações polifacetadas, ampliam a energia e regeneram a violência contida, no conflito entre as famílias.
Apesar de não abordar directamente a luta de classes, é possível interpretar alguns elementos como um reflexo de tensões, rivalidades, ou conflitos sociais na divisão entre Montéquios e Capuletos. Ao criar um mapa emocional intenso e provocativo, lembra-nos a universalidade do sentimento humano e do poder transformador do amor, mesmo em tempos sombrios e complexos como os nossos.
ROMEU E JULIETA é uma reflexão social e política, que destaca, sobretudo, a necessidade de superar a diferença e o preconceito, e a importância de encontrar um terreno comum onde a paz possa prevalecer.
encenação MARIA JOÃO LUÍS
com
AFONSO MOLINAR, BRUNO AMBRÓSIO, CÁTIA NUNES, FILIPE GOMES, INÊS CURADO, JOSÉ LEITE, MIGUEL SOPAS,
PAULO LAGES, PEDRO MOLDÃO, RODRIGO SARAIVA, SÍLVIA FIGUEIREDO, TADEU FAUSTINO
tradução e adaptação FERNANDO VILLAS-BOAS cenografia ÂNGELA ROCHA
criação musical e ilustração JOÃO LUCAS figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
desenho de luz PEDRO DOMINGOS
assistência de encenação FILIPA LEÃO segunda assistente CARINA R. COSTA
fotografia DANIEL NUNES produção executiva ARTUR CORREIA
assistência de produção FILIPE GOMES direcção de produção PEDRO DOMINGOS
produção TEATRO DA TERRA M/12
co-produção CASA DAS ARTES DE FAMALICÃO e NOVO CICLO ACERT
Comments